Filme: 9º Pelotão
Diretor: Fedor Bondarchuk
Gênero: Drama, guerra, ação
Ano Lançamento: 2005
Uma história baseada em fatos reais dos anos 80' .
Nesse filme conta a história de sobrevivência de 39 soldados soviéticos, um que me vem bastante a memória era o soldado que o chamavam de Monalisa, pois antes de entrar para o treinamento antes da guerra ele havia sido aluno de uma escola de arte, e o amor dele pela paisagem levou-o a levar um tiro na testa por distração. O filme começa mostrando a vida de alguns soldados, alguns se despedindo da família, outro da noiva, outros apenas partindo. E então se inicia a longa historia desses heróis de guerra, o treinamento começa,
O treinamento é forte, doloroso, eles tiveram que subir pequenas montanhas com pedras pesadas nas bolsas, correr muito, levantar cedo, e apanhar muito.
Teve uma parte no filme que o "Monalisa" diz ao seu companheiro que as armas são belas e ele se irrita muito com o comentário, esse mesmo se irrita quando o "Monalisa" refere-se a uma prostituta filha de uma enfermeira que vivia próximo ao campo de treinamento deles como lixo dizendo lhe.
-Prefiro passar fome ao ter que comer lixo.
Pois seu companheiro o soldado "irritadinho" vem de uma família pobre e que teve que comer o lixo de muita gente para não passar fome. Dito soldado que foi o único sobrevivente da história.
Após passarem pelo treinamento doloroso, veio a pior parte... a ida ao Afeganistão, onde todos os camaradas instrutores os avisaram que os afegãos era todos do jeito que recebem os soldados em suas casas os tratam bem, mas após que saem de suas casas não perdem tempo para lhes dar um tiro, pois se lhes matam dentro de suas casas é HARAAM (qualquer coisa proibida pela fé).
Acontecem muitas cenas incríveis e envolventes no filme, mas se eu falar de todas vou ficar até amanha escrevendo. No início quando chegam, a obrigação deles é de fazer rondas com os tanques de guerra, mas logo após precisam acampar em um lugar chamado Monte 3234.
Lá passam boa parte dos duzentos e oitenta e poucos dias, passa dia após dia, em cada ataque um personagem do filme de vai, e a cada dia testam mais suas capacidades de sobrevivência. Até que passa o natal/ano novo onde bebem, comem, dançam e conversam sobre o que cada um deles ira fazer quando for para casa. "Monalisa" é o primeiro a acordar, achando que teria muito sossego para desenhar pega seu caderno e vai até a ponta do monte onde olha a bela paisagem pela última vez...até levar um tiro na testa morrendo na hora, mas antes de morrer conseguiu dar um último grito avisando a todos sobre o ataque. Foram Trinta e poucos soldados contra mais de 300 afegãos.
Todos morrem, o rádio que usavam para avisar os comandantes não funciona, é granada e tiro e mutilações para todos os lados, foram três ataques simultâneos, e a cada um muitos homens morriam, até que no final os afegãos que vivem vão embora e fica apenas um soldado intacto....momentos após chega os helicópteros com os comandantes, que diz ao soldado sobrevivente...
- Porque ninguém teve contato conosco pelo rádio? vocês não precisavam ter lutado!
Com o grito alto, apavorado e doloroso o "irritadinho" se despede de lá, e de todos os amigos mortos por nada!
Produção: Excelente
Efeitos especiais: Adorei
Atores: Muito bons
Final: Razoável
História:Emocionte
Nota:9,0
Quem gosta de um bom filme de guerra, baseado em uma história real esse filme é um prato cheio.